Quais são os tipos de patrocínio e como formatar as cotas

Publicado por Priscila Vieira em

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Recentemente falei aqui no blog sobre patrocínio para eventos. Já dei dicas para conseguir patrocínio para o seu evento e também mostrei algumas formas de promover os patrocinadores. Nesse último texto, aliás, comentei sobre os tipos de patrocínio. Hoje vou aprofundar um pouco mais esse tema, explicando quais são os tipos de patrocínio e como formatar as cotas para oferecer às empresas.

Tipos de patrocínio

1. Institucional

De maneira geral, o patrocínio institucional está ligado à marca da empresa. Porém, antigamente, apenas a presença da marca patrocinadora nos materiais de divulgação do evento já era tido como um benefício. Hoje em dia, isso não é mais que uma obrigação. É preciso ir além e engajar o público do evento com a marca patrocinadora. O foco deve ser trabalhar o relacionamento do patrocinador com os visitantes/participantes. A integração de interesses – da empresa que está promovendo o evento, dos patrocinadores e do público – vai fazer com que o patrocínio traga resultados em forma de engajamento e aproximação com o público.

2. Temático

Em função da necessidade de inserir a marca no evento criando engajamento, foi criado esse tipo de patrocínio temático – que insere a marca patrocinadora de forma personalizada.

Uma cota personalizada deve estar alinhada aos interesses do evento e aos objetivos comerciais do patrocinador. É uma forma de promover a empresa patrocinadora de maneira inteligente, não apenas expondo a marca, mas inserindo ela dentro do contexto do evento.

Por exemplo: se o patrocinador for uma empresa que fornece refeições, ela poderia oferecer os coffee-breaks e os almoços. Dessa forma, a marca entraria no evento patrocinando o evento de forma associada aos seus produtos e serviços.

3. Promocional

O patrocínio promocional está diretamente ligado às ações de vendas – tais como as de Merchandising*. Geralmente esas ações oferecem condições exclusivas para a aquisição de produtos ou serviços direcionadas especificamente ao público do evento.

Exemplo: se o patrocinador oficial forem uma empresa de logística, e eles querem divulgar um determinado serviço de entrega, podem enviar o convite ou os brindes de boas-vindas aos participantes por meio deste serviço. Isso é uma ação promocional, pois está patrocinando o evento e, ao mesmo tempo, divulgando o serviço ou produto da empresa patrocinadora. Uma outra ação promocional bem comum em eventos é, por exemplo, o encarte de folder nas pastas dos convidados com descontos especiais.

Apesar desses serem os três principais tipos de patrocínio, não devemos ficar estagnados apenas neles. Cada vez mais as empresas – tanto as que promovem quanto as que patrocinam eventos – estão em busca de resultados práticos e reais. Por isso, antes de oferecer um tipos de patrocínio, é importante dar um passo atrás e pensar qual é a melhor forma de apoio que aquela empresa pode dar, de forma que todos saiam ganhando.

Avalie as estratégias da empresa promotora do evento e as estratégias da empresa patrocinadora para aliar interesses e, se preciso, personalizar as cotas.

Cotas de patrocínio

patrocinio em eventos

Nem sempre os diferentes tipos de patrocínio agem de forma isolada, geralmente eles se complementam dentro das cotas. Uma das principais dúvidas das empresas é: “De que forma posso distribuir os benefícios oferecidos pelo evento para formar as diferentes cotas de patrocínio?”.

Você também tem essa dúvida? Bem, na minha visão, os benefícios do patrocinador devem ser proporcionais ao tamanho do investimento e o potencial de oportunidades de negócios no evento. Porém, todos devem ser beneficiados – do menor apoiador ao patrocinador oficial.

Na hora de elaborar as cotas, eu sempre distribuo quase os mesmos benefícios entre os patrocinadores e apoiadores, mas com proporções diferentes. Por exemplo: um patrocinador terá direito a três anúncios de uma página, e o apoiador, a dois anúncios de meia página. Assim, eu crio, dentro de um mesmo canal, as condições para que essas diferentes cotas tenham retorno, para que todos sejam beneficiados.

Acredito que a melhor forma de distribuir os benefícios dentro das diferentes cotas é aumentando ou diminuindo a proporção dos benefícios de acordo com o investimento, mas dando a oportunidade para que todos as marcas que estão apoiando o evento sejam favorecidas.

Priscila VieiraPenso assim porque acredito que é preciso respeitar ao máximo a empresa que está se dispondo a patrocinar o evento associando-o à marca dela. Não importa o tamanho do investimento, é essencial que todos saiam satisfeitos com os resultados obtidos.

Pense nisso na hora de formatar as cotas de patrocínio!

Priscila Vieira

A empresa contratada para fazer o planejamento e a gestão do evento também poderá ser responsável pela criação das cotas de patrocínio. Uma cota mal elaborada pode prejudicar o patrocinador e o evento como um todo. Por isso, escolha profissionais especializados que irão indicar qual o melhor patrocínio para cada tipo de empresa. Entre em contato comigo e saiba como posso lhe ajudar: contato@priscilavieira.com.br.  


1 comentário

marcelo · 25 de outubro de 2016 às 4:46

Qual o efeito compensatório para aplicação do plano de comercialização de parceiros, ao realizar a divisão de cotas, de modo a fragmentar a captação de recursos para o financiamento de um projetode atividades físicas por exemplo

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