Como quantificar o potencial de retorno sobre o investimento em eventos

Publicado por Priscila Vieira em

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Com certeza os potenciais patrocinadores vão gostar de saber se você é capaz de inspirar participantes na tomada de decisões. Para isso, as métricas de conversão são peça essencial para conquistar e captar recursos para seu projeto.

Saber quantos visitantes do site do evento são convertidos em compradores, por exemplo, pode ser um exemplo que irá ajudar o futuro patrocinador a quantificar o potencial retorno sobre o investimento em seu evento, o tão falado ROI. A seguir, algumas formas de apresentar o ROI para seu patrocinador:

 

Site do evento e tráfego

Você e o seu time de marketing estão enviando tráfego para o site oficial do evento? Como é o comportamento do visitante quando encontra a sua página? Essas são perguntas importantes e podem responder muito sobre seu planejamento estratégico de comunicação. Muitas visitas têm uma estatística impressionante, porém, não suficiente. Métricas como “tempo médio na página” e “taxa média de rejeição”, mostram quanto os visitantes do seu site estão permanecendo ali e consumindo o seu conteúdo.

 

Venda de inscrições

Quando as pessoas visitam o seu site, elas estão confirmando a participação em seu evento por meio da compra de inscrição? Se você provar que é possível transformar visitantes do seu site em clientes (participantes), isto será um indicador poderoso para que potenciais patrocinadores fechem com você.

 

Mídias digitais

Você e seu time de marketing estão investindo em marketing digital? Os patrocinadores vão querer saber como estão os retornos positivos de suas ações de marketing. Ao fornecer uma análise do seu custo por lead (CPL) e do custo por aquisição (CPA), você irá demonstrar habilidade em atingir objetivos.

Engajamento nas mídias sociais

Quantos seguidores a página do seu evento possui? Se o evento tiver qualquer presença nas redes — seja ela qual for — reúna as métricas de engajamento como a quantidade de curtidas, ações e comentários que provem o envolvimento de seus seguidores com o evento.

Métricas dos e-mails (click e click through rate)

Qual é a eficácia de seu e-mail marketing? O número de pessoas que abrem os seus e-mails e que clicam no link do corpo da mensagem é mais importante que o número total de e-mails enviados durante a promoção do evento.

Receita gerada por patrocinadores anteriores

Forneça aos seus potenciais patrocinadores os dados de retorno obtidos pelos patrocinadores anteriores. Apresentar um case pode ser uma estratégia para conquistá-lo.

Menções sobre o evento

O seu evento está sendo comentado e indicado para outros? O que as pessoas estão falando sobre ele? Monitore quando, onde e com qual frequência o seu evento é mencionado em um site, blog ou portal de notícias e mostre aos potenciais patrocinadores que você tem um público envolvido.

 

As Métricas de conversão na captação de recursos devem ser acompanhadas periodicamente por meio de relatórios e de análises desses resultados. Dessa maneira, você garante ter as informações relevantes para dar continuidade ao que foi planejado ou ajustar a rota.

Esse processo de análise dos dados, saber como se focar com uma visão comercial em todo o processo do evento, de modo que fiquem registrados e sejam avaliados posteriormente, deve ser pensado e planejado já na fase de organização e, para isso, é preciso conhecimento na área e experiência.

Conte com a nossa equipe para elaboração e planejamento das ações comerciais do seu evento entrando em contato conosco. Para isso, clique aqui.

Um abraço e sucesso a todos!

 

Priscila Vieira
Estrategista comercial em eventos


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