Entenda o que é um evento híbrido e conheça suas vantagens

Publicado por Priscila Vieira em

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O termo pode parecer complicado, mas o conceito por trás do tal “evento híbrido”, além de ser muito atual, é bem simples de ser entendido. Você já me ouviu falar brevemente sobre este tipo de evento no texto sobre as tendências em eventos.

Antes de mais nada, vamos começar com a definição:

São considerados “híbridos” os eventos que combinam componentes presenciais (físicos), com elementos online (virtuais)”.

Essas são algumas aplicações de eventos híbridos:

  • Um evento em que o palestrante se apresenta online, por meio de videoconferência, para uma plateia reunida presencialmente;
  • Uma apresentação que está acontecendo no evento, pode também ser transmitida ao vivo para outros participantes online (além dos presenciais);
  • social-media-connecting-people-vector_23-2147493768Uma videoconferência online em grupo, com vários especialistas, sendo transmitida para um público presente no evento, tendo um intermediador presencial junto à plateia;
  • Enquanto o evento acontece, participantes podem fazer perguntas e enviar comentários online;
  • Mídias online fazendo a cobertura de tudo o que acontece no evento e trazendo ao vivo a repercussão do público na web.

Essas são apenas algumas possibilidades. Com o crescimento das tecnologias online, com certeza surgirão cada vez mais ferramentas para tornar o evento híbrido.

Por que realizar um evento híbrido?

Incorporar o mundo digital na comunicação é hoje mais do que uma opção, mas uma obrigação das empresas. Não podemos ignorar as possibilidades e o potencial que as ferramentas da web trazem também para os eventos corporativos.

Mas se você ainda tem dúvida se vale a pena investir em ações online para seu evento, vou listar três grandes motivos para realizar um evento híbrido:

1. Aumento do alcance

30540Com eventos híbridos, você pode usar o poder das ferramentas online para aumentar o alcance e o impacto de seu evento. Ao dar a possibilidade das pessoas assistirem o evento presencialmente e também online, você garante um maior número de participantes.

Muitos deixam de participar de eventos por acontecerem muito longe, porém, ao mesmo tempo, existem aqueles que não trocam a experiência presencial por nada. Com os eventos híbridos, dá pra agradar os dois!

 

2. Dinamismo na comunicação

31982Ao utilizar as mídias online na comunicação do evento enquanto ele ocorre, abre-se também a possibilidade de ter um retorno em tempo real do sucesso ou não das atividades.

Antes mesmo de realizar uma pesquisa pós-evento, você poderá verificar se ele está agradando ao público ou não e antecipar crises. Esse dinamismo permite ainda que ajustes certeiros sejam feitos just-in-time para direcionar as ações às necessidades do público, afinal, você estará os baseando em comentários, publicações e opiniões já feitos sobre o evento.

Por exemplo, se vários participantes comentaram positivamente no Twitter sobre a apresentação de determinado palestrante, que tal oferecer um material extra sobre o tema que ele abordou para aumentar a satisfação do público?

 

3. Economia de orçamento

20687Eventos híbridos permitem a reunião de um grande grupo de pessoas de sem requerer muitas necessidades infraestrutura e transporte, por exemplo.

Imagine uma empresa que possui filiais em vários estados e precisa fazer um treinamento sobre determinado produto com todos os colaboradores. Ela precisaria de um local para acomodar todos e ainda arcar com despesas de deslocação de cada profissional. Uma opção seria levar a equipe de treinamento para cada uma das filiais, mas, novamente, mais gastos com transporte, acomodação e alimentação.

Um evento híbrido resolveria o problema tranquilamente. Bastaria reunir apenas os gestores de cada filial e transmitir online em tempo real o treinamento dado a eles para os outros funcionários, dando a possibilidade dos times enviarem suas dúvidas. Dessa maneira, o local do evento pode ser bem menor, as equipes de treinamento não precisariam viajar e o gasto de deslocação dos gestores seria muito menor do que se optassem por levar a equipe inteira.

MAS ATENÇÃO!

Para realizar um evento híbrido, é preciso ter os mesmos cuidados necessários em eventos online, atentando à infraestrutura necessária para suportar as ferramentas web. Aliás, em meu artigo Como realizar eventos online comento sobre essa infraestrutura, fica meu convite para lê-lo também!

Um abraço e sucesso a todos!

 

Priscila Vieira
Estrategista comercial em eventos

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×