Indicadores para medir os resultados de um evento

Publicado por Priscila Vieira em

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Na semana passada, escrevi um artigo falando sobre a importância de mensurar os resultados de um evento corporativo (ROI) e apresentei algumas maneiras de se fazer essa avaliação (perdeu? Clique aqui e confira!).

Hoje, dando continuidade ao debate sobre mensuração de resultados, vamos falar sobre os indicadores que, em nossa opinião, devem ser levados em consideração na hora de medir o sucesso do seu evento.

O fato é que, em eventos corporativos, precisamos avaliar os resultados em relação aos objetivos e ao público envolvido e, nesse sentido, sempre trabalho três pilares de indicadores: ações comerciais, ações de relacionamento e ações institucionais.

Ações comerciais

Entram nas ações comerciais ações como vendas diretas de produto ou serviço, oportunidades de vendas e exposição do produto/serviço. Para medir o desempenho delas, são necessários indicadores de performance antes e após o evento para serem avaliados e comparados os resultados.

Abaixo vamos utilizar um exemplo para evento corporativo, formato de Congresso + Feira de negócios. Nesse caso, são analisados indicadores como:

  • Nº de vendas geradas por meio de inscrições;
  • N° de vendas de captação de patrocínios, apoios;
  • N ° de permutas e valor das negociações (planilha com detalhamento do serviço/produto permutado, incluir comparativo dos valores da troca recebido – entregue)
  • Nº de novas propostas geradas com participantes presentes no evento;
  • Nº de novos negócios em parcerias geradas a partir do evento (exemplo: novos fornecedores, novos parceiros comerciais, parcerias estratégicas, etc.).
Ações de relacionamento

São ações que aproximam o público da marca – sejam eles clientes ou prospects. Para verificar o sucesso dessas ações, é preciso estudar estes indicadores:

  • Percentual de novos clientes – para medir a prospecção de novos clientes no evento;
  • Percentual de clientes que retornam – para medir a fidelização de clientes a partir do evento;
  • Percentual de ex-cliente e que retornam – para medir o resgate de clientes inativos a partir do evento.
Ações institucionais

Ações institucionais estão relacionadas à percepção da marca. Elas geralmente não são percebidas por meio de números e dados estatísticos, mas em depoimentos e testemunhais dos participantes, fornecedores e parceiros do evento. Nesse sentido, os objetivos do evento que devem ser avaliados são:

  • Posicionamento da marca;
  • Relacionamento com canais de distribuição;
  • Reforço de marca;
  • Impactos de longo prazo da marca associada ao evento;
  • Mudança de comportamento do público-alvo.

A mensuração dos resultados acontece depois que o evento termina, entretanto deve ser pensada e planejada desde a fase de organização. Para isso, é preciso conhecimento na área e experiência para saber de que forma preparar o evento de modo que ele possa ser avaliado posteriormente.

Conte conosco para potencializar os resultados comerciais do seu evento e, caso tenha ficado com alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário. Vamos adorar trocar ideias sobre esse assunto com você.

Um grande abraço e sucesso a todos!

 

Priscila Vieira
Estrategista comercial em eventos


1 comentário

Júliab · 27 de setembro de 2017 às 1:32

Adorei os seus artigos parabéns

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