Como medir os resultados de um evento
Já reuni aqui no blog muitas dicas para ajudá-lo a fazer do seu evento um sucesso. Mas pode ser que sua dúvida no momento seja: e depois que as luzes se apagam, como saber se ele realmente foi um sucesso?
Uma das grande dúvidas das empresas é justamente esta: como mensurar os resultados de um evento? Sabendo disso, preparei dois artigos que mostram como é possível saber se o evento alcançou os objetivos, se ele trouxe os resultados esperados, superou as expectativas ou se faltou algo.
Hoje você lê o primeiro.
Vamos lá?
Por que medir os resultados?
Realizar a mensuração do evento é algo muito importante pois:
- Garante a continuidade do evento com a construção de um histórico de resultados – o que é avaliado pode ser melhorado em próximas edições e os resultados positivos servem como argumento sólido para justificar sua continuidade.
- Garante a credibilidade e reputação do evento – é possível afirmar se a imagem das marcas envolvidas foi beneficiada pelo sucesso ou prejudicada por algum erro na organização.
- Promove a proximidade com público alvo – ouvir os participantes e entender o que pode ser melhorado de uma edição para outra faz com que ele sintam-se valorizados e efetivamente “parte” do evento.
Antes de analisar os resultados, defina por qual ponto de vista você irá avaliá-lo. Ele pode ser estudado pelos seguintes parâmetros:
- Avaliação sobre a empresa realizadora do evento em relação aos participantes;
- Avaliação dos participantes em relação ao evento em si;
- Avaliação dos fornecedores em relação à organização do evento;
- Avaliação da organização do evento em relação aos fornecedores.
- Avaliação da comunidade idealizadora (impacto econômico, impacto social etc.)
Saber exatamente o que você está avaliando é o primeiro passo. Veja a seguir as principais maneiras de medir os resultados do seu evento:
Avaliação dos números do evento
Esse tipo de avaliação implica na compilação de dados estatísticos e informações sobre o evento e a análise dos mesmos em relação a missão e aos objetivos do evento.
Você pode avaliar o número de participantes, números de contatos obtidos, venda de produtos – o indicador a ser avaliado depende do tipo e do objetivo do evento.
Reunião com os envolvidos na organização
É muito importante realizar uma reunião com os envolvidos na organização – fornecedores e parceiros. Peça para que todos coloquem os pontos positivos e os pontos negativos em relação à organização e de que maneira isso impactou no resultado. Essas observações devem ser anotadas e consideradas para a próxima edição do evento.
Pesquisa pós-evento
A pesquisa pós-evento pode ser realizada com os participantes, fornecedores e parceiros do evento. Ela serve para saber se os objetivos foram alcançados, entender qual foi a percepção do público em relação ao evento e coletar sugestões de melhorias, comentários e opiniões. Para saber como elaborar uma pesquisa de pós-evento, clique aqui e confira o artigo que escrevi sobre esse tema.
Testemunhais
O evento tem impactos tangíveis, tais como custos e benefícios econômicos diretos, e também impactos intangíveis, como a satisfação do cliente. Coletar opiniões ou testemunhais dos participantes ajuda a medir os níveis dessa satisfação do cliente em relação ao evento como experiência. Nesse tipo de contato, você consegue perceber se o participante ficou “feliz” com o evento.
Mas além de saber como avaliar o evento, você precisa também saber quais indicadores você deve levar em consideração em sua análise. Fique ligado nas atualizações no blog, pois falarei sobre isso em um próximo artigo, ok?
Para receber atualizações mensais sobre os conteúdos do blog, acesse a newsletter:
–
–Sucesso!
——————
Se você quer que os resultados do seu evento atendam aos seus objetivos, o primeiro passo é cuidar para que o planejamento e a organização levem sua estratégia em conta em cada uma das questões relacionadas ao evento. Entre em contato e saiba como podemos transformar suas metas em resultados práticos por meio de eventos corporativos: contato@priscilavieira.com.br
0 comentário