O que um jogo de vendas me ensinou sobre organização de eventos
Nada melhor que compartilhar aprendizados de algo que vivenciamos, não é mesmo? Foi isso que fiz nos dois últimos posts sobre minha experiência à frente do Fórum VendaMais (veja aqui e aqui). Hoje, encerro a série de artigos sobre o que aprendi com esse evento, falando sobre a histórica e inédita aplicação do Vendópolis – o jogo que simula o gerenciamento de uma carteira de clientes – para 200 participantes.
Se você não sabe o que é o Vendópolis, recomendo que leia meu texto sobre Gamification. Nele, explico como funciona o esse jogo e qual seu objetivo (clique aqui e confira). Em resumo, é o seguinte: o Vendópolis é um jogo de tabuleiro que foi criado para exercitar as capacidades de negociação, prospecção, vendas, gestão e desenvolvimento profissional dos jogadores.
Geralmente, esse jogo é aplicado para uma média de 50 participantes. O grande desafio do Fórum VendaMais foi realizar o Vendópolis com 200 pessoas. Um público e tanto! Essa foi a primeira vez que o jogo foi feito com esse número de jogadores.
Desse desafio eu tirei dois grandes aprendizados importantes, que compartilho com você a seguir:
1. Um evento dentro do evento
Quando ações muito grandes acontecem dentro de um evento, você precisa enxergá-las como um evento dentro de outro evento. Isso significa que você não pode esquecer o evento como um todo, já que todas as ações precisam ser planejadas para estarem alinhadas. Porém, para ajudar na organização, você pode cuidar dessas ações de forma individualizada, da mesma forma como organiza um evento. Ou seja:
- Com definição de objetivos
- Levantamento de necessidades
- Planejamento e cronograma de ações
Esse cuidado na preparação de cada atividade vai fazer o público perceber o profissionalismo em cada detalhe do evento.
O Vendópolis foi um dos pontos altos do Fórum VendaMais. Uma tarde toda foi dedicada à aplicação e debates relacionados à atividade. Graças a um planejamento detalhado e minucioso do que seria preciso para colocá-lo em prática com eficiência e qualidade, ele foi um sucesso!
Com muita antecedência verificamos quais materiais seriam necessários, como iríamos conseguir e dispor esses materiais, como o jogo seria adaptado para o maior número de pessoas e de que forma aplicaríamos ele.
2. Equipe unida e treinada é equipe preparada
A equipe que irá trabalhar com você no evento é uma peça fundamental para seus objetivos sejam alcançados. Por isso, não basta apenas se preocupar com a qualidade dos materiais, você precisa também dar atenção à qualidade dos profissionais que ajudarão na organização do evento.
O treinamento da equipe é importante para:
- Capacitar e preparar os profissionais;
- Integrar a equipe e deixá-la alinhada quanto ao papel de cada um;
- Criar um espírito de união, onde um pode ajudar o outro.
E foi graças a essa preparação antecipada que a equipe que participou da aplicação do Vendópolis no Fórum VendaMais realizou um trabalho excelente. Houve mudanças de última hora, tanto nas questões técnicas, quanto na aplicação do jogo em si, mas isso foi superado porque a equipe estava alinhada e bem treinada.
Todos haviam compreendido muito bem os objetivos e a lógica do jogo. Por isso, as mudanças foram absorvidas com facilidade, não prejudicando em nada a aplicação do Vendópolis.
Conclusão:
No Vendópolis, as equipes que se destacam no jogo são aquelas que pensam em cada passo que irão dar adiante, não esquecem de realizar treinamentos e capacitações para poderem estar preparados para o futuro e que atuam em equipe, compartilhando ideias e opiniões.
Ou seja, a própria lógica do jogo resume os aprendizados que reforcei aqui: ninguém faz nada sozinho, e não é possível seguir em frente sem preparação. O Vendópolis não é um jogo de sorte, e sim de estratégia. Seu evento também é assim: nada acontece ao acaso, tudo precisa de planejamento e preparação.
Então, em seu próximo evento, não se esqueça de planejar detalhadamente cada ação – levando em conta suas necessidades e etapas – e também prepare sua equipe para dividir desafios e dificuldades com ela.
Sucesso!
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Se você gostou da ideia do Vendópolis, saiba que o gamification é uma tendência cada vez mais forte em eventos. Porém, é preciso contar com profissionais qualificados na hora de desenvolver e aplicar os jogos. Entre em contato comigo e saiba mais sobre minha experiência na gestão de eventos que utilizam a estratégia de jogos em sua programação e entenda como isso pode ajudar a sua empresa: (11) 98344-2910 | contato@priscilavieira.com.br
1 comentário
taakoheu · 17 de setembro de 2018 às 20:21
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