Na prática: 12 Perguntas indispensáveis para definir a identidade de um evento híbrido
Em meu último artigo falei sobre a importância de cada evento ter sua própria identidade e apresentei algumas dicas e reflexões sobre como desenvolver essa identidade (Não leu? CLIQUE AQUI e confira!).
Hoje, dando continuidade ao tema, vamos para a prática, apresentarei um check list sobre como definir a identidade de um evento para que ele esteja de acordo com os objetivos da empresa e também alinhados às necessidades do público participante.
Como definir a identidade do evento
Para saber qual é a identidade do evento, primeiro é preciso entender qual é o seu propósito principal e de que maneira isso está alinhado às necessidades do público. A seguir, confira um guia rápido com perguntas que podem lhe dar o caminho para encontrar essa identidade:
- Que resultados você espera atingir com o evento?
- Qual o seu público-alvo?
- Qual é o nome do evento?
- Que impressão inicial esse nome passa às pessoas que não conhecem o evento? (O nome precisa causar impacto, gerar curiosidade, interesse e remeter ao tema que será abordado. Um nome pensado de maneira estratégica pode aumentar a visibilidade do seu evento nas ferramentas de busca, redes sociais e assim por diante)
- A qual segmento o evento será direcionado?
- Que atividades seu evento promoverá?
- O que o evento trará ao participante? (soluções, atualização, inovação, conhecimento, etc.)
- Ao participar do evento, que necessidades específicas dos seus clientes serão atendidas, ou que oportunidades o evento pode gerar? (Foque nos benefícios)
- Como ele está posicionado em relação a eventos concorrentes? (com mais ou menos atrações, mais barato, mais caro, em um lugar melhor, mais abrangente, etc.)
- Acontecerão outras edições ou outros eventos semelhantes?
- Qual o diferencial do seu evento?
- Quais cores, símbolos e elementos representam o propósito do seu evento?
Respondendo essas questões, você terá definido para que exatamente o evento serve, qual tipo de público irá participar, o que os participantes ganharão, o que espera-se de resultados e o que será feito para isso. Isso é um planejamento personalizado, pois cada ação, cada atividade é pensada e desenvolvida para os objetivos específicos da marca promotora do evento.
Outro ponto de extrema atenção que é fundamental para o sucesso do evento é o planejamento e definição da estratégia digital, metas e indicadores. Empenhar seu tempo planejando vai garantir as possibilidades de acerto para o seu evento ter um resultado de excelência.
E ainda tudo isso ajudará não apenas no planejamento, mas principalmente na execução. Você verá como os resultados serão muito melhores depois de se preocupar em criar um evento completamente customizado.
Nosso papo sobre identidade e customização não acaba aqui. No próximo artigo sobre esse tema você vai conhecer algumas maneiras de fazer a customização para que seu evento traga resultados e para que seu público saia satisfeito. Fique ligado aqui no blog e nas minhas mídias sociais!
Priscila Vieira
Estrategista comercial em eventos
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