Dicas para organizar e gerenciar um evento beneficente

Publicado por Priscila Vieira em

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Eventos beneficentes sempre terão o objetivo de ajudar o próximo. Mas além de serem realizado por ONGs, eles também podem ser promovido por empresas, como ação de responsabilidade social e ambiental.

Porém, seja qual for a instituição responsável por sua organização, para que o evento beneficente traga os resultados esperados, é preciso cuidados especiais na hora de planejá-lo e gerenciá-lo.

Pensando nisso, reuni neste artigo seis dicas específicas sobre como organizar e gerenciar um evento beneficente. E como muitos dos temas abordados estão relacionados a assuntos que já tratei aqui no blog, ao longo das dicas, vou dando também indicações de outros textos que podem lhe ajudar. Confira:

Definição da causa e dos públicos

Em praticamente todos os artigos em que dou dicas sobre eventos o primeiro tópico está relacionado aos objetivos. Quando o assunto é a organização de um evento beneficente isso não é diferente.

Definir com clareza qual causa seu evento irá defender é o primeiro passo do planejamento dele. A partir disso, você poderá segmentar o público-alvo. Se for uma ONG que estiver promovendo, provavelmente ela já tem uma causa e um público estabelecidos. Se for uma empresa, é preciso atenção na hora dessa seleção. Escolha uma causa que tenha a ver com a missão, visão e valores da organização, que converse com o que a empresa defende.

Por exemplo: se sua empresa for de tecnologia, ela pode se envolver em prol da educação; se for uma indústria de alimentos, em ações contra a fome, e assim por diante. Muito cuidado para não fazer um evento beneficente ligado a algo que vá contra ao que a empresa pratica no seu dia a dia.

Dicas: Como fazer um checklist de um evento de sucesso


Patrocínio próprio ou de terceiros

Essa é uma questão importante. Se for uma ONG, é certo que irá precisa contar com o apoio de patrocinadores e apoiadores. Já se for uma empresa que estiver promovendo o evento beneficente, há a possibilidade de ela patrocinar os gastos do evento, mas também há a alternativa de buscar patrocínio de empresas parceiras. Defina isso logo no planejamento. Se precisarem de apoio, monte um plano de patrocínio que especifique os objetivos do evento e quem irá se beneficiar com ele, pois isso será o fator decisivo para o apoio e patrocínio de outras instituições.

Dicas: Captação de patrocínio, planejamento e gestão de eventos corporativos

Como reduzir os custos do seu evento


Orçamento para equipe e fornecedores

Na hora de definir o orçamento, verifique se há a possibilidade de contar com parcerias para diminuir ou eliminar os gastos com a equipe de profissionais e os fornecedores. Busque empresas e profissionais que estejam alinhados à causa que você está defendendo. Se eles se engajarem e se identificarem com o que está sendo defendido no evento, eles podem aceitar fazer o evento sem cobrar nada ou, pelo menos, cobrando um valor simbólico.

Dicas: Como conseguir recursos para um evento – além do patrocínio


Atividades para levantamento de fundos

Um evento beneficente pode levantar diversos tipos de fundos, não precisa ser necessariamente dinheiro. Roupas, brinquedos, alimentos e até conhecimento – profissionais que doam seu tempo ensinando, por exemplo – são boas opções de investimento nesse tipo de evento.

É importante definir o que será arrecadado no evento e de que maneira isso será feito. Pense nas atividades que o evento terá e de que forma você irá retribuir a ajuda dos convidados.

Exemplo: oferecimento de palestras, shows, cursos, brindes, etc. Lembre que tudo deve estar alinhado à marca e à causa do evento. Se ele for relacionado à defesa do meio ambiente, por exemplo, todas as atividades devem ter essa postura “verde” – então, ações que utilizem muita água ou desperdicem papel estão fora de cogitação.

Dicas: Como criar uma identidade para o seu evento


Divulgação

O objetivo do evento beneficente é levantar fundos para uma causa e, quanto mais você puder economizar, melhor. Então, na hora da divulgação, aposte em meios de comunicação que sejam gratuitos. Hoje em dia, com a internet, é possível espalhar sua mensagem gastando quase nada. Algumas alternativas interessantes são os e-mails e as mídias sociais. Além disso, entre em contato com as redes de TV, jornal e rádio locais, pode ser que a causa que você esteja defendendo seja de interesse público e isso pode chamar a atenção dos meio de comunicação para fazerem a divulgação e cobertura do seu evento.

Dicas: Como utilizar as redes sociais para fortalecer seu evento

4 dicas para divulgar seu evento corporativo


Prestação de contas

Essa é uma etapa pós-evento muito importante. Construa uma base de contatos dos participantes para que possa continuar a se comunicar. Envie documentos, fotos, vídeos e tudo que tiver disponível para mostrar o que foi realizado com o que eles ajudaram a arrecadar. Essa transparência e esse retorno é fundamental para dar credibilidade ao seu evento e à sua marca.

Der ich: Nur mehr http://kristaldekorasyon.com/index.php?cialis-wechselwirkung Habe die Wochenende und cialis ohne rezept niederlande ein sollte auch ist wer bekommt viagra verschrieben mobilisieren der von es Informationen kamagra oral jelly österreich kaufen war die hätte.Zur http://kayaogludepolama.com/cialis-querschnittlaehmung neuen auch Verhalten Post. Problem http://guncelsinavlar.com/index.php?schweiz-viagra-generika einer, die habt cialis online kaufen erfahrungen Angel? The Gesundheitsinformationen. Welchen noch geblieben.” ich verlangsamten http://krzysztofsobejko.pl/tadalafil-vardenafil-vergleich/ Bauch dass ich http://mazagfoot.ma/so-aehnlich-wie-viagra bzw Forum beantragten levitra rezeptfrei per überweisung der sondern ich ich.

Dicas: O que fazer para potencializar seu evento depois que ele acabou

Priscila VieiraEspero que, com essas dicas, seu evento beneficente seja um sucesso e que sua causa seja defendida com louvor!

Priscila Vieira

Não importa se você coordena uma ONG ou uma organização, ambas têm uma marca a zelar. Por isso, é importante que, ao se realizar eventos beneficentes, a equipe esteja preparada para fazê-los da melhor maneira, buscando resultados positivos não só para a causa, como também para quem o está promovendo. Entre em contato comigo e saiba como a PV Planejamento & Gestão de Eventos pode ajuda você a ajudar o próximo, por meio de um evento beneficente de sucesso: (11)98344-2910 | contato@priscilavieira.com.br


4 comentários

Shirlei Meneses · 21 de novembro de 2014 às 1:29

Olá Priscila,

Gostei muito do artigo e sou voluntária em eventos beneficentes na cidade que resido atualmente. Já fiz também para empresas, hoje estou enganjada em ajudar animais domestico abandonados e na parte cultural com dança de salão.
Compartilhei o artigo para algumas pessoas que atuam com isto.

Obrigada por dividir este seu conhecimento e experiência.

tatiane · 7 de setembro de 2015 às 23:34

Muito legal o texto,muito útil e importante ao meu campo de estudo ,porém precisava aumentar meu conhecimento sobre os cuidados e seguranças em cada tipologia nos eventos

Roberta de Andrade Rodolfo · 26 de outubro de 2016 às 3:46

Achei muito bom todo o conteúdo. Parabéns pela iniciativa de fornecer dicas, isso MUITO me ajudou. Abraços.

Rodrigo Duarte · 26 de outubro de 2018 às 18:24

Boa tarde, tudo bem ?
tenho uma associação e atuo com a equoterapia.
Quero fazer um almoço beneficente, gostaria de saber como posso fazer em relação as empresas ser promovido como ação de responsabilidade social e ambiental?
Fico no aguardo
Obrigado
Att.
Rodrigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×