Como medir os resultados de um evento

Já reuni aqui no blog muitas dicas para ajudá-lo a fazer do seu evento um sucesso. Mas pode ser que sua dúvida no momento seja: e depois que as luzes se apagam, como saber se ele realmente foi um sucesso?

Uma das grande dúvidas das empresas é justamente esta: como mensurar os resultados de um evento? Sabendo disso, preparei dois artigos que mostram como é possível saber se o evento alcançou os objetivos, se ele trouxe os resultados esperados, superou as expectativas ou se faltou algo.

Hoje você lê o primeiro.

Vamos lá?

Por que medir os resultados?

Realizar a mensuração do evento é algo muito importante pois:

  • Garante a continuidade do evento com a construção de um histórico de resultados – o que é avaliado pode ser melhorado em próximas edições e os resultados positivos servem como argumento sólido para justificar sua continuidade.
  • Garante a credibilidade e reputação do evento – é possível afirmar se a imagem das marcas envolvidas foi beneficiada pelo sucesso ou prejudicada por algum erro na organização.
  • Promove a proximidade com público alvo – ouvir os participantes e entender o que pode ser melhorado de uma edição para outra faz com que ele sintam-se valorizados e efetivamente “parte” do evento.

Antes de analisar os resultados, defina por qual ponto de vista você irá avaliá-lo. Ele pode ser estudado pelos seguintes parâmetros:

  • Avaliação sobre a empresa realizadora do evento em relação aos participantes;
  • Avaliação dos participantes em relação ao evento em si;
  • Avaliação dos fornecedores em relação à organização do evento;
  • Avaliação da organização do evento em relação aos fornecedores.
  • Avaliação da comunidade idealizadora (impacto econômico, impacto social etc.)

Saber exatamente o que você está avaliando é o primeiro passo. Veja a seguir as principais maneiras de medir os resultados do seu evento:

Avaliação dos números do evento

Esse tipo de avaliação implica na compilação de dados estatísticos e informações sobre o evento e a análise dos mesmos em relação a missão e aos objetivos do evento.

Você pode avaliar o número de participantes, números de contatos obtidos, venda de produtos – o indicador a ser avaliado depende do tipo e do objetivo do evento.

Reunião com os envolvidos na organização

É muito importante realizar uma reunião com os envolvidos na organização – fornecedores e parceiros. Peça para que todos coloquem os pontos positivos e os pontos negativos em relação à organização e de que maneira isso impactou no resultado. Essas observações devem ser anotadas e consideradas para a próxima edição do evento.

Pesquisa pós-evento

A pesquisa pós-evento pode ser realizada com os participantes, fornecedores e parceiros do evento.  Ela serve para saber se os objetivos foram alcançados, entender qual foi a percepção do público em relação ao evento e coletar sugestões de melhorias, comentários e opiniões. Para saber como elaborar uma pesquisa de pós-evento, clique aqui e confira o artigo que escrevi sobre esse tema.

Testemunhais

O evento tem impactos tangíveis, tais como custos e benefícios econômicos diretos, e também impactos intangíveis, como a satisfação do cliente. Coletar opiniões ou testemunhais dos participantes ajuda a medir os níveis dessa satisfação do cliente em relação ao evento como experiência. Nesse tipo de contato, você consegue perceber se o participante ficou “feliz” com o evento.

Mas além de saber como avaliar o evento, você precisa também saber quais indicadores você deve levar em consideração em sua análise. Fique ligado nas atualizações no blog, pois falarei sobre isso em um próximo artigo, ok?

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Sucesso!

Priscila VieiraPriscila Vieira

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Se você quer que os resultados do seu evento atendam aos seus objetivos, o primeiro passo é cuidar para que o planejamento e a organização levem sua estratégia em conta em cada uma das questões relacionadas ao evento. Entre em contato e saiba como podemos transformar suas metas em resultados práticos por meio de eventos corporativos: contato@priscilavieira.com.br

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