O poder dos Eventos Esportivos nas empresas

Publicado por Priscila Vieira em

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Concentração, automotivação, disciplina, foco, força de vontade, qualidade de vida e trabalho em equipe. Esses são alguns dos valores originados da prática de esporte. Nesse sentido, o esporte tem tudo a ver com as organizações, já que todos esses valores são de extrema importância também para o sucesso profissional.

E é por isso que os Eventos Esportivos são excelentes ferramentas corporativas e podem ser utilizados como estratégia para o alcance das metas e objetivos de uma organização.

Vantagens dos Eventos Esportivos com abordagem Corporativa

Independente do segmento de atuação da empresa (serviço, varejo ou indústria), os eventos esportivos atingem o público-alvo em seus momentos de lazer e de descontração, tornando mais efetiva e natural a fixação da mensagem passada pelo evento.

Um Evento Esportivo pode ter diversos objetivos a serem trabalhados. Entre eles:

  • Motivação da equipe
  • Integração de profissionais
  • Integração com a comunidade
  • Responsabilidade social
  • Lançamento de um produto/ serviço que tenha algum conceito aliado ao esporte escolhido
  • Ou mesmo uma atividade de entretenimento ou experiência vivencial, inclusa na programação de seu evento
  • Qualidade de vida através da prática esportiva

Desenvolvimento e gestão de Eventos Esportivos com foco empresarial

A realização de um Evento Esportivo passa por todas as etapas realizadas em qualquer Evento Corporativo: concepção do evento, planejamento, organização, execução e pós-evento.

Dentro desses processos, podemos destacar alguns fatores que requerem uma atenção maior quando trata-se de Eventos Esportivos:

Objetivo

Antes de tudo, é importante que se saiba qual é o objetivo do evento. A partir disso é que a empresa poderá definir qual modalidade esportiva trabalha melhor os conceitos que se pretende abordar. Por exemplo: se o objetivo é integração, esportes com foco em trabalho em equipe são mais indicados.

Público-alvo

É fundamental conhecer bem o público-alvo para poder adequar as modalidades ao perfil dos participantes, para  introduzir adaptções nas diversas modalidades e principalmente colocar a intensidade adequada ao grupo. Exemplo: se forem profissionais com mais de 50 anos, não é aconselhável colocá-los em esporte com muito esforço físico.

Segurança e saúde

Como são atividades físicas, o cuidado com a segurança e a saúde dos participantes e da equipe de apoio precisa ser reforçado com socorristas, ambulâncias, enfermeiros e médicos à disposição do evento. Além disso, é aconselhável que o evento tenha uma cobertura realizada por uma empresa de seguros especializada.

Local

Atenção redobrada na escolha do local de realização do evento. Cada modalidade esportiva requer uma particularidade ou necessidade específica. Tenha certeza que o local escolhido atende a todas as necessidades de estrutura e segurança para a realização daquele esporte que sua empresa escolheu.

Controle de inscrições

Nesse tipo de evento, é preciso um cuidado ainda maior no controle das inscrições. Como muitas vezes são equipes que participam desses eventos, é fundamental a organização das inscrições para que haja o número adequado de participantes – de acordo, inclusive, com a capacidade do local onde será realizado o evento. Assim, não há o risco de faltarem ou sobrarem participantes.

Premiação

É preciso que a premiação seja um incentivo para que os profissionais efetivamente participem das atividades. Novamente, conhecer o público é fundamental para a escolha da premiação adequada.

Arbitragem

Não coloque qualquer pessoa para controlar as atividades do seu evento4. Escolha árbitros que sejam realmente especialistas na modalidade escolhida. Isso aumenta a credibilidade do evento.

Convidados âncoras

É interessante incluir a participação de atletas campeões, medalhistas olímpicos, mundiais ou com resultados expressivos no cenário da modalidade escolhida. Assim como no caso da escolha da arbitragem correta, a participação desses especialistas aumenta a credibilidade e a visibilidade do evento.

Fornecedores

Ao escolher fornecedores de serviços e produtos para esses Eventos Esportivos, escolha empresas e profissionais que sejam especializados na atividade a ser realizada. Isso contribui para a qualidade do evento.

Além de promover esse tipo de evento, a empresa também pode agregar valor à sua marca por meio de patrocínios. Mas esse é o assunto para o próximo artigo, ok? Fique ligado aqui no blog que logo falarei sobre isso.

E para não perder nenhum tema trabalhado aqui, assine minha newsletter e acompanhe de perto tudo o que debatemos no blog:

 

Sucesso!

Priscila Vieira

—-

Priscila VieiraAlém de ter experiência na área de Gestão e Organização de Eventos Corporativos, eu também atuo em parceria com uma empresa especializada em Gestão de Eventos Esportivos – a DV Eventos. Para saber mais sobre como os Eventos Esportivos podem ser uma ferramenta estratégica para sua empresa, entre em contato: (11)98344-2910 | contato@priscilavieira.com.br

 


1 comentário

Sirlene Rodrigues · 31 de agosto de 2019 às 21:41

amei esta materia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×