Como promover os patrocinadores do seu evento
Em meu último artigo (que você lê clicando aqui) reuni algumas dicas para ajudá-lo a conquistar patrocinadores para o seu evento. Hoje, quero explicar melhor o item 7 daquele artigo, que fala sobre os benefícios que os patrocinadores têm ao apoiar seu evento. Ou seja: o que as empresas que apoiarem seu evento podem ganhar em troca.
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As premissas básicas podem parecer óbvias, mas ao orientar o cliente e não somente vender a cota de patrocinio, se envolver no processo da entrega de beneficios para que o cliente não esqueça de nenhum detalhe você garante um excelente relacionamento com patrocinador e amplia as possibilidades de renovação.
Anote os itens elencados:
- Inclua a logo da empresa patrocinadora nos materiais promocionais do evento: camisetas, convites, flyers, formulários de inscrição, crachás, cartazes, faixas etc.;
- Ao criar anúncios para jornais, revistas e sites, inclua também a logo do patrocinador;
- Não esqueça de colocar o patrocinador em sua divulgação on-line: em seu site, nos e-mails e nas redes sociais do evento;
- A marca do patrocinador também pode estar nos brindes do evento (muitas vezes é o próprio patrocinador que fornece o brinde);
- Distribua materiais institucionais do patrocinador junto ao material do evento;
- Ao enviar fotos para imprensa, escolha aquelas em que os integrantes estejam usando a camiseta do evento com a logo do patrocinador, ou que o nome da empresa patrocinadora esteja aparecendo de alguma forma (faixas ou cartazes ao fundo);
- Fale sobre os patrocinadores nos boletins informativos e nos press releases sobre o evento.
Distribuição dos patrocinadores do seu evento e tipos de patrocínios
Mas como decidir o que fazer para cada patrocinador? Bom, isso vai depender do tipo de patrocínio que ele está oferecendo e do nível de investimento. Explico:
Cotas de patrocínio: se seu evento tem mais de um patrocínio, o ideal é que você estabeleça cotas de participação para cada marca. Assim, a empresa que investiu mais não vai se sentir prejudicada porque uma outra empresa que investiu menos teve o mesmo nível de divulgação que ela. Faça uma tabela com três valores de patrocínio (exemplo: ouro, prata e bronze) e, para cada um deles, estabeleça contrapartidas que vão aumentando conforme o valor investido. Então, por exemplo, a empresa que investiu na cota prata terá sua logo nos releases e nos brindes. Já a que investiu na cota ouro terá sua marca em todos os materiais. E assim por diante.
Exclusividade: pode ser que uma empresa patrocine seu evento com a condição de que ela seja a única patrocinadora. Nesse caso, avalie se o valor que fará com que apenas um patrocínio valha a pena. E, se prometeu exclusividade, cumpra.
Tipos de patrocínio*: nem sempre o patrocínio vem em forma de dinheiro. Pode ser que uma empresa ofereça seus serviços gratuitamente em troca de divulgação de sua marca durante o evento. Exemplo: um veículo de comunicação disponibilizará espaço para publicidade e, em troca, quer distribuir exemplares de seu jornal durante o evento . Há ainda aquelas organizações que investem no evento, em troca de uma participação mais profunda. Por exemplo: se a empresa possui profissionais especializados no tema do evento, ela poderá disponibilizar um palestrante, sob condição de que o conteúdo apresentado agregue valor ao participante, claro.
Além disso, ainda sugiro certificar que o representante da empresa tenha o perfil adequado e boa performance e domínio com apresentações em público. Com certeza um excelente conteúdo associado à marca do patrocinador vai garantir a credibilidade do evento e do patrocinador.
Por último, quando falar sobre sua marca durante a apresentação sugiro que seja de forma subliminar ou inserida no contexto somente no final com convite do apresentador para que o participante conheça mais sua empresa e suas soluções (indicando site, cases de sucesso, ou ainda convidando para uma visita ao estande).
E não esqueça de cultivar sempre o bom relacionamento com seus patrocinadores. Eles poderão se tornar grandes aliados e parceiro para muitos outros eventos.
Sucesso!
Priscila Vieira
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Nenhuma marca irá patrocinar um evento mal planejado, mal organizado. Antes de correr atrás de patrocínio, foque no desenvolvimento e na gestão do seu evento. Se você está meio perdido e não sabe por onde começar, eu posso lhe ajudar: contato@priscilavieira.com.br
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*Em breve escreverei um artigo abordando o assunto “tipos de patrocínio” mais detalhadamente.
2 comentários
Marcos Limoli · 17 de fevereiro de 2014 às 11:14
Extremamente grato.
Congratulações.
Marcos Limoli { Google / Linkedin }.
Diplomacia & Protocolo.
Brazil.
José Carlos · 19 de fevereiro de 2014 às 12:20
Priscila, Bom Dia.
Gostei muito de suas dicas. objetivas e práticas.
Sucesso.
Os comentários estão fechados.