Como escolher um palestrante para seu evento
Antes de começar a ler o artigo desta semana, que tal assinar a newsletter gratuita que o mantém informado sobre todas as novidades do blog?
Para isso, basta deixar seu e-mail aqui:
—
—
Para que tudo saia perfeito em seu evento é preciso cuidar com atenção e carinho dos mínimos detalhes. E se esse cuidado se faz necessário aspectos como escolha dos guardanapos e das cortinas, imagine, então, como deve ser na hora de escolher o palestrante do seu evento. Afinal, ele será o “porta-voz” da mensagem que
o evento deseja transmitir e, como tal, precisa ser escolhido com cuidado.
Sabendo disso, resolvi escrever este artigo reunindo alguns pontos que você deve levar em consideração na hora de fazer esta seleção tão importante. Com isso em mente suas chances de errar na escolha caem drasticamente.
TEMA DO EVENTO
O primeiro passo para começar a buscar um palestrante para seu evento é definir o tema que será abordado no evento e procurar profissionais que entendam desse tema, pois não é o palestrante que deve orientar o tema, e sim o contrário.
Depois que você escolheu o tema, aí sim precisa avaliar a performance em público do palestrante, o seu domínio do conteúdo, como interage com os participantes, qual é o seu perfil – tudo isso vai orientar sua escolha, pois é o que vai definir se a mensagem será transmitida com sucesso e se seu evento estará alinhado aos objetivos estratégicos da organização.
PROGRAMAÇÃO
Devemos levar em conta a programação do evento na hora de escolher qual palestrante irá falar em qual momento.
Se, por exemplo, você inicia o evento com uma palestra motivacional, e, logo em seguida vem uma palestra técnica, por mais que esse segundo palestrante seja muito bom, dificilmente ele vai conseguir captar a atenção do público, que ficou agitado e desperso por conta da palestra anterior.
Outra questão crítica é a volta do almoço, quando os participantes estão mais sonolentos. Imagine inserir palestras densas e técnicas nesse momento… não vai dar certo, não é mesmo?
Por isso, não basta apenas todo o cuidado na hora de escolher o palestrante, é preciso ficar atento para entender qual é o melhor momento da programação em que ele deve ser inserido.
PERFORMANCE DO PALESTRANTE
Quem já participou de um evento em que o palestrante falava baixo, sem interagir com o público e nem saía do púlpito? O que era pra ser um case de sucesso da empresa, acabou virando um case de insucesso para o evento, não?
Além de ser especialista no conteúdo que abordar, o palestrante precisa também ter alta performance no palco, saber lidar com o público e interagir com ele de forma didática e marcante.
Cabe à organização do evento entender qual a melhor forma
de passar esse conteúdo por meio dos conhecimentos do palestrante. Pode ser que um formato diferenciado (Talk Show, Fórum, Mesa Redonda etc.) seja o mais adequado para aquele tipo de palestrante.
Pedir ao palestrante candidato a se apresentar no seu evento que envie vídeos mostrando sua performance no palco antes de fechar com ele é uma ótima maneira de ver se ele é mesmo a pessoa ideal para falar aos seus convidados. Não deixe de fazer isso!
—
Perceba que nada adianta escolher um palestrante super famoso e engraçado se o seu perfil e seu tema não estão de acordo com os objetivos do evento e da empresa como um todo. O evento corporativo precisa ter a cara da organização. Que mensagem você quer transmitir colocando qualquer pessoa para falar com seus convidados?
Por isso, na hora de escolher o palestrante, fique atento à qualidade do conteúdo, ao domínio que o profissional tem do palco e à sua performance e atuação. Este é o caminho para o sucesso.
Bons eventos!
—
Entender qual é o melhor palestrante e de que forma ele deve ser inserido no evento é um dos trabalhos que realizo no planejamento e na gestão de eventos. Para saber mais sobre como um palestrante pode ajudar ou acabar com seu evento, entre em contato e vamos em busca do melhor porta-voz para sua empresa diante de seus convidados: contato@priscilavieira.com.br
0 comentário