6 dicas para garantir que seu evento resulte em vendas
Recentemente, escrevi um artigo listando 5 benefícios dos eventos corporativos (leia clicando aqui). Nele, propositalmente deixei de lado o item de maior interesse da maioria das empresas: as vendas, minha especialidade!
Digo que deixei propositalmente de lado porque acredito muito que a construção de marca e o relacionamento com seus prospects e clientes são caminhos naturais para as vendas, e que é neles que você deve focar durante o planejamento do seu evento.
Porém, como os questionamentos sobre como potencializar um evento para fazer com que ele gere vendas são recorrentes e eu me deparei com um artigo do site Selling Power que discutia justamente isso, resolvi escrever este artigo reunindo minhas dicas e as dos especialistas norte-americanos. Vamos a elas:
1) Dê ao seu evento um propósito, não somente um slogan!
Já falei outras vezes e repito: eventos corporativos não são festas de empresas. Eles devem nascer com um propósito e seguir com ele até o fim. Tendo objetivos concretos e não apenas um slogan, seu evento será melhor visto pelo público e você inicia seu caminho para a venda com o pé direito.
2) Faça um evento interativo, com atividades sociáveis
Ninguém deseja participar de um evento para ficar sozinho. Pense no que você pode fazer para que os participantes interajam, aprendam não apenas com quem está em cena, mas com que está ao lado deles na plateia. Isso fará a diferença!
3) Compartilhe conhecimento, esta é a melhor prática de vendas
As pessoas compram o que você tem a oferecer. E conhecimento é o que elas mais querem. Se você oferecer conhecimento de graça aumenta suas chances de vender outras coisas para elas no futuro (breve).
4) Pense junto com seu público
Quando você pede ajuda a quem o acompanha (seja por meio de pesquisas, seja por conversas informais) você faz com que essas pessoas se sintam importantes e valorizadas por você. Com isso, tendem a se interessar mais pelo que você vende. Se você souber fazer isso na hora do evento você potencializa suas chances de retorno financeiro das ações de venda planejadas para ele.
5) Faça com que o evento não termine quando ele acaba
É essencial que você tenha os contatos de todos os participantes do seu evento para, ao fim dele, continuar o ciclo de relacionamento com cada um deles. Também é importante que você não deixe para fazer o contato um ano depois do evento. Aproveite o momento em que sua empresa está fresca na memória do seu cliente para visitá-lo ou escrever ou ligar para ele. Suas chances de vender são maiores neste momento.
6) Celebre suas conquistas
Comemorar cada pequena vitória e compartilhar essa festa com seu cliente também é algo que ele valoriza. Faça isso e tenha o apoio dele para seguir adiante. Os resultados em vendas virão.
Bom dito isso, agora é com você! Lembre-se desses pontos ao planejar seu próximo evento e aproveite o momento para vender mais. E, caso sua empresa precise de ajuda com captação de recursos para o evento, uma análise de viabilização comercial do evento pode ajudar a estabelecer uma estratégia mais assertiva para potencializar o resultado comercial do evento. E com isso, tenha certeza que nossa equipe pode te ajudar, entre em contato conosco!
Grande abraço e sucesso a todos!
Priscila Vieira
Estrategista comercial em eventos