Como planejar a segurança do seu evento

Publicado por Priscila Vieira em

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Sabe aquele velho ditado que diz “Melhor prevenir do que remediar”? Quando se trata da segurança de eventos, ele também vale. É muito difícil garantir que nenhum incidente ocorra, mas é responsabilidade da organização do evento tomar todas as precauções possíveis para que tudo aconteça com a maior segurança.

Sabendo disso, reuni algumas dicas para garantir a segurança do seu evento:

1. Desenvolva uma Política de Segurança

A segurança do seu evento começa no planejamento. As primeiras decisões já devem levar em conta a segurança dos participantes e da equipe. É fundamental que o evento tenha um “Plano de Segurança”, que é um conjunto de diretrizes, definidas pela organização, que direcionam como os recursos humanos, técnicos e organizacionais serão utilizados, garantindo que o mínimo de incidentes aconteça.

Exemplos do que o Plano de Segurança pode definir: controle de acesso, prevenção de incêndios, combate a furtos, proteção no estacionamento, controle do fluxo de entrada e assim por diante. O ideal é fazer uma lista com todos os possíveis riscos e criar diretrizes para evitar e corrigir cada um deles.

2. Identifique os riscos externos

Faça uma avaliação para verificar quais fatores externos poderiam alterar ou prejudicar a segurança de seu evento. Analise questões como: perfil socioeconômico do bairro, moradias, comércio, vias de acesso e suas condições, estruturas emergenciais e de serviços, pontos de táxi e de ônibus, delegacias, hospitais, Corpo de Bombeiros, postos da Polícia Militar, Defesa Civil e de concessionárias de serviços públicos próximos ao evento.

3. Identifique os riscos internos

O local do evento precisa ser confortável, bonito, agradável e, principalmente, seguro. Conheça a fundo a infraestrutura do lugar onde o seu evento será realizado para poder identificar os possíveis riscos e corrigir as falhas que podem prejudicar a segurança. Inspecione instalações elétricas, hidráulicas, ar-condicionado, de prevenção e combate a incêndios e de segurança (câmeras, alarmes, etc). Pergunte ao responsável pelo lugar sobre os procedimentos de funcionamento do espaço, sobre a vigilância das portarias, abastecimento de água, correções elétricas, por onde entra o caminhão, onde descarregar os materiais e por aí vai. Além disso, verifique se o local tem seguro e o que ele cobre.

4. Providencie todas as autorizações e licenças dos órgãos responsáveis

Conheça a legislação específica do estado e da cidade onde o evento será realizado. No que diz respeito às licenças e autorizações que um evento precisa ter, podem haver diferenças dependendo da região. Caso fique com alguma dúvida, procure os responsáveis na prefeitura para esclarecer tudo o que a lei local dita que é preciso para garantir um evento seguro. Além disso, cheque sempre as necessidades e exigências de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

(Clique aqui e saiba mais sobre as principais leis relacionadas à organização de eventos)

5. Contrate uma empresa de segurança especializada e regulamentada

É de extrema importância que a empresa contratada tenha o certificado expedido pela Polícia Federal e experiência consolidada em eventos. Monte um plano operacional para saber quantos seguranças serão necessários em cada local. Além disso, verifique as necessidades de equipamentos como detectores de metal, câmeras, alarmes, detectores de fumaça, rádios de comunicação, etc., e confira se a empresa contratada dispõe desses equipamentos e se sua equipe está apta a utilizá-los.

6. Prepare sua equipe

É importante que todos os profissionais que vão trabalhar no seu evento estejam alinhados às diretrizes de segurança e que saibam exatamente o que devem fazer, como realizar cada etapa sem riscos para ele próprio e para os presentes no local e a quem devem recorrer em caso de acidentes. Para garantir o monitoramento da segurança das atividades, você pode criar um Conselho de Segurança, que ajudará no desenvolvimento das necessidades e das diretrizes de prevenção e correção e também será responsável por garantir que todos façam seu trabalho com foco em segurança.

Todas essas orientações foram baseadas na cartilha “Evento Seguro”, desenvolvida pela ABEOC BRASIL, Associação Brasileira de Empresas de Eventos. Clique aqui e baixe o documento completo com mais dicas importantes.

Não menospreze os esforços necessários para garantir um evento seguro. É a imagem da sua empresa e a vida dos participantes que estão em jogo.   

Com qualidade e segurança, seu evento só tem um risco: o de ser um sucesso!

Priscila-Vieira-2Se tiver alguma dúvida ou dica sobre esse tema, deixe um comentário aqui embaixo. E para não perder nenhum assunto aqui do blog, assine minha newsletter e fique ligado nas atualizações:

 

Priscila Vieira

Quando o assunto é segurança é preciso um planejamento minucioso e preparação. O “improviso” significa não só prejuízo financeiro e para a imagem da empresa que está organizando o evento, como também riscos para os participantes e profissionais presentes. Conte com profissionais qualificados e com experiência para garantir que seu objetivo seja alcançado com segurança e satisfação. Entre em contato e saiba mais: contato@priscilavieira.com.br.


1 comentário

cesar santos · 16 de setembro de 2019 às 1:34

muito bom estas suas explicaçoes eu gostaria muito de ter uma apostila sua de como elaborar um
plano de segurança avançado para um evento.

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